Mitos e verdades da perda auditiva

A perda auditiva é um problema com diferentes causas e que pode acometer pessoas em todas as idades. Conhecer algumas informações básicas SÃO importante para PREVENÇÃO DE problemas e PRESERVAÇÃO DA audição pelo maior tempo possível. Por isso, SELECIONAMOS os principais mitos e verdades sobre a perda auditiva, para VOCÊS:

“Ouvir música alta demais pode causar perda auditiva” – VERDADE
O som DA MÚSICA PODE CAUSAR DANOS NA AUDIÇÃO QUANDO O INDIVÍDUO É EXPOSTO A UM VOLUME ALTO E POR TEMPO PROLONGADO.

“Perda auditiva não tem solução” – MITO
Na maioria dos casos, OS DIFERENTES TIPOS DE perda auditiva TEM SOLUÇÃO, SEJA ELA COM TRATAMENTOS MEDICAMENTOSOS, CIRÚRGICOS OU COM O USO DE PRÓTESES AUDITIVAS. TODOS ELES INDICADOS PELO OTORRINOLARINGOLOGISTA.

“Infecções no ouvido podem causar perda auditiva.” VERDADE.
Infecções, como a otite, podem causar a perda auditiva QUANDO NÃO TRATADAS CORRETAMENTE.

“A surdez afeta basicamente pessoas idosas” – MITO
Com envelhecimento, ocorre UM declínio NATURAL AUDITIVO, O QUAL LEVA A dificuldades de audição e compreensão da fala. NO ENTANTO, A PERDA AUDITIVA não é uma ocorrência exclusiva da TERCEIRA IDADE, por isso, a importância de REALIZAR ACOMPANHAMENTO AUDIOLÓGICO PREVENTIVO.

“O zumbido no ouvido é um possível sintoma da perda auditiva” -VERDADE.
A perda auditiva é UMA DAS causa do zumbido, mas que precisa ser INVESTIGADA E DIAGNÓSTICA por meio DE AVALIAÇÃO MÉDICA.

“Os aparelhos auditivos restauram completamente a capacidade de ouvir?” MITO

OS APARELHOS AUDITIVOS SÃO UM DISPOSITIVO TECNOLÓGICO CAPAZ DE AMPLIFICAR OS SONS NO QUAL O INDIVÍDUO APRESENTA DIFICULDADES, MELHORANDO A AUDIÇÃO, A INTERAÇÃO E A QUALIDADE DE VIDA, MAS ELES NÃO RESTAURAM A AUDIÇÃO, QUANDO RETIRADOS DA ORELHA, A PESSOA PERMANECE COM LIMIARES AUDITIVOS ENCONTRADOS NA AUDIOMETRIA.

Deixe um comentário